18 maio 2018

Vida de Leitor - Livros lidos que parecem lidos

|| ||
Olá Amoras e Amores. Vamos bater mais um papo sobre livros, porque, bom, por que não? Vamos falar sobre livros que parecem lidos. Mas como assim? Livros tem marcas de leitura, marcas do tempo e já perceberam o quanto a gente luta contra isso?

Deixa eu explicar. Não sei quanto a vocês, mas eu tenho um cuidado imenso com meus livros. Eu quase não abro as páginas pra não danificar as lombadas, eu não escrevo neles (pelo menos não mais e quando escrevo, é somente meu nome e telefone) e cuido muito bem para que não amasse, não sujem e nem fiquem marcados. Mas qual o motivo disso? Bom, o motivo é pra ele sempre pareçam novos. E de novo eu pergunto: Por quê
Ano passado, quando assisti Gilmore Girls, teve uma cena que chegou a me dar arrepios. Jess está lá, encostado em uma árvore lendo um livro. COM A CAPA TOTALMENTE VIRADA PRA TRÁS. Sério. aquilo doeu no meu coração. E ai, quando ele vai sair do lugar, ELE GUARDA O LIVRO NO BOLSO DA CALÇA. Gente, foi nesse momento que eu realmente entendi o significado de Livro de Bolso.
Mas por que tive esse desespero todo? O cara tava lá, lendo o livro DELE, que ele tem o direito de fazer o que quiser e aquilo me agoniou profundamente. Vocês sentem isso também?
Sentir isso tudo é muito bizarro, pelo simples motivo de que livros foram feitos para serem lidos e, algumas vezes, eles ficam com marcas dessas leituras. Por qual razão é tão desesperador um livro não permanecer como novo por toda a eternidade?
Eu não estou dizendo pra pararmos de cuidar dos nossos livros, derrubar comida e bebida nele, largar na chuva nem nada disso, pelo amor de Cristo. Eu só acho que essas marquinhas contam histórias, assim como as cicatrizes que adquirimos ao longo da vida.
Eu tenho alguns livros machucadinhos. O primeiro livro que entrou na minha coleção descascou toda aquela película plástica que tem na capa e ele ficou bem feio, mas ele tem muita história. Tem um que emprestei pra minha irmã e ela levava pra cima e pra baixo pra ler. Acabou que ela tomou chuva com ele na bolsa e, mesmo tentando proteger ele, a parte de cima é mais estufadinha. A gente secou com secador, colou um monte de peso em cima no dia, mas mesmo assim não resolveu. E eu continuo amando ele; Tirando os livros que recebo de troca. Alguns tem só o nome do antigo dono na folha, outros não tem nada, mas tem alguns que são bem mais antiguinhos e cheios de marcas. E eu estou aprendendo a amar cada uma delas.
Mas estou longe de ser uma pessoa evoluída. Ainda me agonia ver alguém dobrando a capa do livro pra trás. Me conta de qual time você faz parte e suas considerações sobre esse tema. Adoro quando a nossa conversa continua aqui nos comentários (que eu respondo e retribuo todos que fazem sentido). Um beijo de brigadeiro e até a próxima.



19 comentários:

  1. ah eu adoro livros cheios de marcas de uso, tenho alguns que sao herança dos meus pais e tem super mais valor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que, desde que o livro continue inteiro, as marquinhas são bem vindas hehe

      Excluir
  2. Oi Sabrina. Bem vinda ao meu blog. Vou visitar o seu sim, mas ficou faltando aqui a sua opinião sobre o post ;)
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Lary
    Eu não ligo muito em dobrar a capa quando é livro de bolso,a capa normalmente é mais mole é por isso acaba sendo mais prático,mas eu também não tenho esse costume.
    Tambem não escrevo mais nós meus livros .Agora quando eu quero destacar alguma frase do livro eu passo o lápis de escrever bem de leve abaixo da frase e coloco o número da página no marcador para anotar depois em outro caderno,antigamente eu destacava com marcador ...e até com lápis de cor (não me julgue) 🤣

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babi eu não te julgo porque os meus primeiros livros estão todos riscados COM CANETA. Eu era viciada em anotar coisas nos meus livros. Hoje só faço isso com texto de estudo.
      Beijos

      Excluir
  4. Não me importo muito com marcas de livros, mas deve ser porque tive o hábito de comprar livros usados.
    Abraços ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu não tenho o hábito de comprar livros usados, mas troco bastante livro e até gosto de algumas marcas de leitura, acho que meu maior problema é ver gente virando a capa pra trás mesmo hehe

      Excluir
  5. Nossa te entendendo completamente hahaha, eu também tenho muita aflição com isso! As vezes compro livro para ler por causa da faculdade e fico com vontade de usar marca texto, mas me da muita dor no coração ai só marco com post-it mesmo haha, tenho uma conhecida que marca as paginas dobrando a pontinha da folha!! Da uma tristeza!!
    Mas sei lá, acho que tem gente que não está nem ai! Eu não consigo ser assim não haha!


    https://deitadaemnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro pra estudo (texto geralmente) eu grifo com marca texto e escrevo nas laterais toda, porque se não, não consigo estudar. Acho que eu tenho essa separação do que é literário e so que é científico.

      Excluir
  6. Oi, Lary!
    Tem algumas marcas de uso que dá pra ver que foi mal uso na real oficial. Eu fico doente toda vez que pego um livro assim.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      O seu comentário foi o que mais me identifiquei até o momento. Se a marca de leitura é só do tempo, eu não ligo, mas quando vejo que é por mal uso... Dá aquela dorzinha no coração.
      Beijos

      Excluir
  7. Confesso que não sou tão cuidadosa assim com meus livros. Acho que os que tem marcas são os interessantes, pois mostram que lemos e amamos rsrs
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou um meio a meio. Gosto de marcas, mas gosto de livros bem cuidados. As marcas que tem nos meus não é nada que deixaria um leitor preocupado.

      Excluir
  8. Vim retribuir a visitinha que me deu. Parabéns pelo blog. Eu também sinto agonia com alguém dobrando a capa do livro, hahaha. http://annelims.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que, como leitora, é a coisa que mais me dá agonia.

      Excluir
  9. Eu não empresto alguns livros mais grossos justamente porque as pessoas não seguram eles direito e estraga a lombada...

    Se quiser participar, estou sorteando alguns livros lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/05/sorteio-de-livros.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem isso também. As pessoas não sabem segurar o livro, gente. Antes de ensinar o alfabeto pras crianças, a gente tem que ensinar como cuida de um livro, faz favor.

      Excluir
  10. Oi Lary,
    Atualmente eu só leio no tablet, mas vou dar um susto em você, quando eu compro um livro, antes de começar a ler, eu quebro a capa, ou seja, bato a lombada do livro no meu joelho para que ele fique mole e as páginas não fiquem voltando quando leio. E tem mais... eu grifo as frases que eu gosto e faço comentários nas laterais das páginas. Adoro pegar livros que tenham anotações de outras pessoas e se eu não conhecer o antigo dono do livro (isto acontece quando compro em Sebo), crio toda uma história em cima da anotação.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betty eu queria ter esse desapego todo, mas eu não consigo. Me deu arrepio só de imaginar bater a lombada do livro. Misericórdia. Anotações nas laterais são especiais, acho super bacana, mas não consigo nem pensar em fazer.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo