29 dezembro 2017

Entendendo gêneros literários - Thriller psicológico

|| ||
Uma leitora linda pediu para que o gênero desse mês fosse esse ai do título e como eu sou um doce de pessoa, vou atender ao pedido dela. Isso pode ser uma surpresa para alguns de vocês, mas eu gosto muito de livros desse gênero. Adoro livros onde eu tenha que fazer um esforço para entender o que está acontecendo. E vamos lá.

Antes, como identificar um Thriller?

Segundo o Wikipedia, Thriller ou suspense é um gênero da literatura, filmes, jogos eletrônicos e televisão que usa o suspense, tensão e excitação como principais elementos do gênero. O seu principal subgênero é o "thriller psicológico". Depois do assassinato do presidente estadunidense John F. Kennedy, os filmes de thriller político e paranoico se tornaram muito populares. Um grande exemplo de thrillers são os filmes de Alfred Hitchcock.
Tanto o ato de esconder informações importantes do leitor/espectador como cenas de perseguições são características comuns em todos os subgêneros de thrillers, embora cada gênero tenha características próprias. Outra grande característica do thriller são os clímax criados para prender os leitores/telespectadores. Esses momentos ocorrem geralmente quando o personagem principal é colocado em uma situação ameaçadora, misteriosa, em uma fuga ou uma perigosa missão da qual parece impossível escapar. A sua própria vida é ameaçada, geralmente porque o personagem principal é inocente ou inconscientemente está envolvido na trama.
"A Odisseia de Homero é uma das mais antigas histórias no mundo ocidental e é considerado um protótipo do thriller." Um thriller é uma trama controlada por um vilão, em que ele apresenta obstáculos que o herói deve superar.

E o que diferencia o Thriller psicológico?

No thriller psicológico, os personagens não são dependentes da força física para superar seus inimigos (que é frequentemente o caso típico de thrillers de ação), mas dependem de suas capacidades mentais, seja pela inteligência lutando com um oponente formidável, ou por tentar se manter em perfeito estado psicológico.
Uma das características nesse gênero é que o escritor/roteirista busca descrever os eventos do ponto de vista do personagem, sendo assim, na maioria das vezes, narrados em primeira pessoa, ou seja, o próprio personagem é quem conta a história. Esse recurso é muito usado pois faz o leitor ficar mais envolvido com o personagem e ser capaz de entender como funciona sua mente. Outra característica desse tipo de thriller é que a narração volta muitas vezes no tempo, em que o personagem conta algo que aconteceu em seu passado, mais especificamente para justificar suas atuais motivações, ou mostrar como algo mudou sua percepção sobre seu passado/presente.
Muitos thrillers psicológicos têm surgido nos últimos anos, em vários tipos de mídias (cinema, literatura, rádio etc.). Apesar das diferentes formas de representação, tendências gerais têm aparecido ao longo das narrativas. Alguns destes temas são: a percepção do personagem do mundo à sua volta, sua tentativa de distinguir o verdadeiro do irreal, sua mente confusa, busca por sua identidade e medo/fascínio pela morte.
Em resumo, o Thriller psicológico tem como objetivo te desestabilizar por completo. Vai te fazer entender como algum maníaco pensa e, provavelmente, se você for como eu, vai passar a desconfiar da própria sombra ao menos por um tempo. 

Alguns livros do gênero

Caixa de pássaros
O vilarejo
Objetos cortantes
As gêmeas do gelo
A garota dos olhos azuis
Dias perfeitos
Obsessivo (Resenha aqui)
Garota exemplar
Suicídas
A menina submersa
A garota no trem
Lugares escuros
Eu vejo Kate
A incógnita do despertar
O casal do lado
Os sobreviventes
Bom dia, Verônica

Acho que deu pra perceber que os títulos são infinitos. Como eu disse no início, eu gosto bastante de Thriller. Acho que leio poucos porque a maior parte das minhas leituras é de parceiros e como tenho poucas resenhas desse tipo, alguns podem achar que eu não gosto. Mas eu gosto, gente. Fiquem a vontade pra me mandarem livros assim. Eu me envolvo muito na história e, geralmente, são livros que ficam marcados em mim pra sempre.
Você gosta de Thriller Psicológico? Tem algum muito bom pra me indicar? E algum gênero pra gente falar mês que vem? Estou sempre lendo todos os comentários aqui e respondendo.

10 comentários:

  1. Feliz ano novo amre!
    Caixa de pássaros e Garota exemplar são ótimos representantes desse gênero q tbm adoro!
    As gêmeas do gelo eu tenho, mas ainda n li. Preciso pq parece ser muito bom!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Feliz ano novo, linda. Acho que Caixa de Pássaros é o que mais quero ler. Ouvi tanto sobre ele...

      Excluir
  2. Esse é o meu estilo favorito, boa parte dos livros que leio é desse estilo e esses livros que você mencionou, irei ler alguns, parecem ser bons. Gostei do Post.

    Feliz Ano Novo.

    http://fairebyalice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leda
      Como eu disse no post, eu gosto muito do gênero, mas acabo lendo poucos livros assim. Espero que nesse ano eu leia mais alguns thriller psicológico.

      Excluir
  3. Oi flor, tudo bom?
    Eu amo e me desespero com thrillers psicológicos; quando é bem escrito dá aflição do começo ao fim. Eu nunca li um thriller tão rápido quanto li Caixa de Pássaros e Eu Vejo Kate, QUE DESESPERO PRA CHEGAR NO FINAL.
    Adoro o gênero, não conhecia algumas das indicações mas adorei e vou procurar mais a respeito!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise. Estou bem, obrigada.
      Eu gosto muito dessa sensação de urgência que esse gênero trás pra leitura. Acho que fico ainda mais empolgada pra saber como será o desfecho.
      Beijos

      Excluir
  4. Eu ainda não conhecia seu blog e realmente amei esse tipo de post porque muitas vezes me perco com tipos de gêneros literários e acho que isso iria me ajudar muito.
    Eu li só alguns livros desse gênero e mesmo não sendo o meu favorito preciso afirmar que gostei demais. São fantásticos.
    Eu realmente adorei o post e vou agora ler os outros.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia tudo que tenho aqui sobre gêneros literários. Se apaixone por mim e leia tudo hehe. No primeiro post que fiz da série eu explico porque escolhi fazer esses posts. eu sempre me senti perdida em mei oa tantos gêneros literários similares.
      Beijos

      Excluir
  5. Corro longe desse gênero, seja filme, séries, livros... Hahaha, não curto.
    Dos livros que você citou já tive vontade de ler alguns, mas acabei deixando de lado depois. Preciso começar a ler livros de outros gêneros e sair da zona de conforto, mas ainda não estou pronta. ;(

    beijo,

    https://blogminhaorbita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      As vezes é bem complicado sair da nossa zona de conforto. Eu não sou muito fã de terror. Já até li algum livro do gênero, mas não gosto e não busco. E acho que nunca vou gostar. E já amo fantasia e distopias, então se me apresentar algo assim, vou devorar. Faz parte.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos na bochecha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo