08 maio 2018

5 dicas fáceis pra montar um calendário editorial

|| ||
Oi minhas Amoras e meus Amores. Vamos falar um pouco sobre produzir conteúdo e sobre organização, que são duas coisas que eu amo. Todo produtor de conteúdo sofre de vez em quando pra manter uma certa frequência no que posta, seja pro blog, Youtube, Instagram ou o que for. Por isso é importante algumas coisinhas e vou enumerar algumas agora.

Tenha um banco de ideias

Acho que já sabem que uso o Bullet Journal pra me organizar com tudo, inclusive com o blog. Nele eu tenho uma página dedicada pra anotar ideias de possíveis posts futuros. Eu já até compartilhei algumas dessas ideias aqui com vocês. As ideias vão surgindo e vou anotando no papel pra desenvolver depois. Se estou no computador, já escrevo e deixo no rascunho do Blogspot. O importante é: Tenha uma ideia do que vai escrever. E ai emenda com a minha segunda dica.


Defina dias para cada subcategoria do seu blog

Isso é totalmente opcional, mas estou passando a vocês dicas que funcionam pra mim. Eu defino uma ou duas categorias pra cada dia da semana. Acho que é perceptível que resenhas são publicadas na quarta, assuntos de parceiros é no sábado (podem ser apresentações, promoções, entrevistas e resenhas de livros de parceria). Isso pra mim ajuda porque ai sei qual tipo de imagem e post buscar para me inspirar. Se eu tenho uma lacuna no dia que vou postar sobre, sei lá, filmes, eu sei que tenho que ver mais filmes ou pensar em uma lista indicando algum tipo de filme... Coisas assim. Então, a meu ver, é muito importante separar isso.

Defina uma frequência de posts no seu blog

Você vai postar uma vez por semana? Duas vezes por semana? Em dias alternados, como eu? Todo dia? Pra definir tudo isso é importante ter consciência do tempo que você leva pra produzir um post, o tempo que você tem disponível pra se dedicar a essa produção... Uma série de fatores pode interferir aqui. Você precisa fazer suas próprias fotos ou vai pegar em um banco de imagem? Tudo isso é importante na hora de definir essa frequência. Eu acho isso muito importante, porque é bem chato você entrar em um blog que gosta muito e ver que ele foi atualizado pela última vez a um mês. Tente postar, no mínimo, uma vez por semana.

Desenhe um calendário

Simples, não? Seja no seu bullet journal, no seu planner ou em um papel que tem na sua mesa de trabalho. Desenhe um calendário do próximo mês, circule ou sinale os dias que você tem que postar. Agora você só tem que anotar nos quadrinhos qual é o post que você vai publicar naquele dia. Eu uso posts-its pra fazer isso, por motivos de praticidade. Se por algum motivo eu tiver que mudar o dia da publicação, é só eu mover os post-its. Eu uso uma cor pra cada categoria, ai facilita mover pro dia específico, sabe? Tudo meio que vai se conectando.

Deixe publicações programadas

Meio parecido com o que quis dizer no primeiro tópico, mas vou explicar melhor. Quando você deixa pelo menos três postagens já programadas, você tem mais tempo pra trabalhar naquele post que exige um pouco mais de pesquisa e tempo pra produzir ele. Eu tento ter, pelo menos, três publicações programadas, ai eu fico mais sossegada pra divulgar, pra produzir mais, pra pensar em mais posts e tudo isso. No começo pode parecer complicado deixar tantos posts programados, porém é tudo questão de costume. 

Espero que as dicas tenham ajudado você, produtor de conteúdo desorganizado. Eu sei que ando falando muito sobre organização pro aqui, mas é que a chave de tudo é se manter organizado. Quando fazemos isso, temos tempo pra muito mais do que imaginávamos. Se te ajudei, me avisa. Se já fazia isso, me avisa também. Se tiver mais dicas, deixa aqui nos comentários. Um beijo grande de brigadeiro a todos e até a próxima.



10 comentários:

  1. Vou te dizer que eu já tentei várias vezes ter um calendário e postar com frequência no blog mas veio a faculdade e deu uma rasteira nas minhas expectativas, hahahah
    Mas as dias são ótimas, é realmente isso que tem que fazer mesmo, só assim o bloqueio criativo não vem :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes a gente tem que definir prioridades. A sua, no momento, é a faculdade, e está certíssima. Eu consigo postar bastante no blog, mas quando dá um pouco errado, não me culpo nem me desespero.
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei as dicas!
    To precisando me organizar com o blog, faz um tempinho que a rotina que eu tive foi pelos ares.
    As dicas que você deu são valiosissimas

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a chave de tudo é rotina. Definir uma rotina pra tudo que fazemos faz aquilo se tornar quase que automático.

      Excluir
  3. Preciso urgentemente me organizar haha tanto como blogueira quanto na vida pessoal. Bjos

    Conheça meu blog :) | Meu perfil no instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo uma questão de hábito, Le. Com o tempo se torna automático e você se organiza mesmo sem querer.

      Excluir
  4. Oi!!
    Adorei as dicas. Eu tento sempre me organizar e criar conteúdo com antecedência, mas parece que estou sempre para trás. Talvez com mais experiência e tempo tudo melhore. Mesmo com tantos posts prontos, não consigo postar com frequência. :/
    Beijos!!
    Nerd Fox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, pra mim, é questão de hábito. Quando a gente cria o hábito de deixar as coisas prontas, mais tempo temos pra fazer outras coisas. Comigo funciona super bem.
      Beijos

      Excluir
  5. Adorei as dicas e sigo praticamente todas, principalmente a última. Também separava por categoria, mas ultimamente não estou fazendo isso, só faço o planejamento e observo se o assunto não vai ficar repetitivo, já que meu blog é de variedades.
    Beijos 😘

    https://sonhosaposdezoito.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz
      Eu separo por categorias porque é algo que facilita pra mim e assim acho que consigo postar de tudo sem ficar enjoativo.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo