16 maio 2018

Resenha #143 - A mamãe é rock

|| ||

Este é um livro sobre a maternidade e todos os sentimentos loucos que as mães têm em relação a quem de alguma forma criam, seja um filho natural, adotivo, neto ou sobrinho. É sobre família e é sobre as mães também, esses seres que falam uma língua estranha e chata que só entende quem entra para o clube e se torna uma delas. Não se preocupe, não é um livro de lamentações. É o contrário: tem histórias engraçadas, singelas e verdadeiras. Aqueles que leram O papai é pop estão convidados a conhecer o lado mais in/tenso da experiência. A mamãe é rock é um recorte sem filtro dos divertidos e comoventes malabarismos que um casal moderno faz todos os dias para criar suas filhas.

Mais uma daquelas resenhas diferentonas. Eu consegue o exemplar de A mamãe é rock em uma troca no Skoob, que me deixou felizona. Eu já queria esse livro a algum tempo. Ainda quero os 2 livros O papai é pop, mas queria esse mais que aqueles hehe. Foi muito legal a experiência de ler esse livro e é isso que vou falar hoje com vocês.
Vamos lá. Esse é um livro de crônicas sobre a maternidade. Uma maternidade real, com canseira, controle remoto cheio de meleca, noites mal dormidas, filhas fazendo fofurices, tarefa de escola, passeios ao parquinho, viagens em família e tudo isso que a vida tem de mais difícil e de mais maravilhoso quando a gente se expande e se divide. Se você chegou por aqui agora, deixa eu te contar: tenho um filho de três anos, que é o amor da minha vida e a também o motivo dos meus estresses e noites mal dormidas. Acostumem-se a ouvir isso, porque essa, senhores, é a realidade.
Ana Cardoso é uma mãe como eu e como muitas outras. Ama as filhas incondicionalmente e passa por todos os perrengues diários tão conhecidos por nós que somos destinados a cuidar de pequenos seres humanos. No início eu já sabia que o livro seria incrível. Ela não se dirige somente a mães que geraram a criança. Ela se dirige a quem cria, sendo mãe biológica, adotiva, avós, tias e toda e qualquer outra pessoa que cria. E isso é maravilhoso. Mãe é quem cria. É clichê e até meio chato sempre dizer isso, mas é real.
Após essa introdução maravilhosa, temos as crônicas da Ana, simples, divertidas e cheia de ensinamentos sobre maternar. Eu me diverti de mais lendo esse livro tão singelo. E sim, eu sou uma mãe de uma criança de 3 anos que, por milagres divinos, consegue ler. Na maioria das vezes é quando Miguel está cochilando, mas quando ele está acordado e quer brincar no balanço, ou ver desenho, eu leio. E quando realmente preciso ler e ele não quer fazer nada além de ficar comigo, eu entrego a ele um de seus livrinhos e ai nós "lemos" juntos.
Eu fiquei só imaginando muitas coisas que podem vir a acontecer, porque o casal pop e rock tem duas filhas, uma de 7 anos e uma de 3 (na época que esse livro foi escrito) e ambas vão na escolinha, Miguel ainda não vai. Então muita coisa eu fico só imaginando como será. Foi muito legal pra mim ler esse livro. Eu queria um volume dois e ainda vou conseguir os dois de O papai é pop, porque sempre é interessante ler sobre outras famílias e perceber que não somos monstros, osmos somente pais.
Esse livro não é um manual de como ser a mãe perfeita, e nós já sabemos que ela é um mito, não é mesmo? É um conjunto de pequenos acontecimentos gratificantes e desesperadores que qualquer mãe vai se identificar.
Se você, pessoa que está lendo isso não é mãe, leia o livro também. Se pretende ter filhos, ele vai te dar uma ideia do que te espera e se não pretende ter filhos, leia pra rir do que sofremos diariamente. É um livro pra todas as pessoas. Pessoas, sim, não mulheres. Homens, é quase que necessário que leiam esse livro. Principalmente se você é pai. Afinal, criação não é trabalho exclusivo da mãe. Na verdade, uma criança deve ser criada por toda uma tribo. Já ouviram essa frase em algum lugar? (Se souberem de quem é a frase, me avisa, pelo amor de Deus) É a mais pura verdade. Se estamos criando essa pessoa para uma sociedade, por que somos ignorados por essa mesma sociedade?
Enfim, acho que já fugi bastante do tema. Vamos falar um pouco sobre a edição do livro. Eu amei essa capa. Amo essa cor de mais (devem ter percebido pelas cores no layout) e a fonte e os detalhes em rosa ficaram incríveis. Toda crônica tem uma ilustração, grande ou pequena, mas que diz respeito ao contexto dela e eu amo livros que tem ilustrações no início de capítulos. Acho que para livros que não são romances, é quase imprescindível ter algumas ilustrações. Não encontrei erros de revisão, a fonte é de um tamanho bom, as marges são muito grandes pro meu gosto, mas isso não atrapalha a experiência de leitura, é só uma preferência. As páginas são amareladas, o que facilita na leitura. Por serem crônicas bem curtinhas, o livro é de leitura super rápida e gostosinha.

Ficha Técnica...

Título A mamãe é rock
Autora Ana Cardoso
Editora Belas Letras
112 páginas
Ano 2016
Nota: 5
Nota no Skoob: 3.8
Compre na Amazon
















Concluindo: Identificação foi o que não faltou com essa leitura. Um ótimo livro pra ter sempre por perto, ler, reler, ler novamente, ler mais uma vez, presentear pessoas que são mães, prestes a ser mães, pais, pessoas que passam longe de crianças... Pra todo mundo. Com certeza é um livro pro qual vou voltar daqui a uns anos.

Me conta aqui se você já leu esse livro ou se leu O papai é por, me conta também o que achou. Se quiser me dar eles de presente, sempre aceito livros. Acho que já contei aqui no blog, mas vou reforçar. Eu anoto todas as coisas fofas, engraçadas ou estranhas que o Miguel fala e faz e pretendo transformar isso em um livro futuramente. Acho que quando ele tiver cinco ou sete anos vou fazer esse compilado. Pra mim, toda mãe deveria anotar essas coisinhas que dizem respeito aos nossos pequenos. Porque, queridos, a infância passa rapidinho e ai sobra somente saudades.
Um beijo de brigadeiro pra cada um de vocês e até a próxima.



16 comentários:

  1. adorei esse livro! já vou dar de presente para algumas amigas que acabaram de se tornar maes, pois acho msmo que a maternidade tem tds essas várias facetas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que elas vão gostar muito, Lívia. É o tipo de livro que dá pra ir lendo entre mamadas hehe

      Excluir
  2. Oie Lary =)

    Ah!! Esse livro parece ser uma graça *-* Acho que vou comprar ele para dar de presente para minha amiga que está grávida.

    Adorei a resenha! Deu para perceber que o quanto ele é uma leitura leve e divertida.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane
      Acredito que ela vai gostar muito da leitura. É um livro bem levinho e gostosinho. Pega emprestado com ela depois hehe
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa que legal *-* Nunca tinha visto esse livro.
    Adorei resenha moça !
    Tô gravidínea acho que vai ser uma boa leitura pra mim.
    Beijos Blog Micaely Freire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima leitura, Mica. aqui no blog tem várias indicações de coisas pra ler/ver durante a gravidez. Dá uma fuçada no Diário de Gravidez.
      Beijos

      Excluir
  4. Curto muito o trabalho do Piangers, o Papai Pop e acompanho a saga dele e sua família pelo IG. Tenho alguns exemplares de Papai é Pop e ainda não os li. Não pretendo ter filhos, mas tenho afilhados e por mais que a convivência não seja diária acabamos nos envolvendo com educação.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazy
      Esse foi meu primeiro contato com família e gostei bastante. Quero ler mais. Não ter filhos deve ser legal... Nem lembro kkkkk.

      Excluir
  5. Olá!
    Não conhecia esse livro, só O papai é pop mesmo. Adorei a proposta dele!! Fiquei com vontade de ler =D
    PS: você podia fazer um post explicando sobre trocas no Skoob... =)
    Bjs

    Livre Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea
      Eu conheci ele buscando O papai é pop no Skoob.
      Sua sugestão foi anotada e vai virar post (talvez até vídeo) muito em breve.
      Beijos

      Excluir
  6. O livro não é muito o meu gênero de leitura, mas ouço tão bem dele que pretendo ler ainda esse ano.
    Adorei as dicas.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le
      Como ele é bem curtinho e você lê em uma tarde, acho que vale muito a pena dar uma chance.
      Beijos

      Excluir
  7. Preciso dizer que amei seu blog! Sou uma viciada em livros, mas infelizmente não tenho tido tempo de ler o tanto que gostaria. Com certeza te acompanharei!!!! Beijosssss
    www.cocaoucerveja.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda. Seja bem vinda. Vamos parar com essa desculpa de que não temos tempo pra ler. Tem uns posts ótimos aqui no blog com dicas de como ler mais.
      Beijo

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo