07 março 2018

Resenha #137 - Sebo Fernandes

|| ||

Luciana Prestes tem dezoito anos e perdeu a capacidade de se relacionar com as pessoas. Prefere a monotonia do quarto e o aconchego dos livros a festas lotadas ou idas ao cinema. Não é mais a mesma desde o falecimento súbito do pai, que deixou-a com uma mãe depressiva e instável, ambas à mercê de um relacionamento conturbado. Luciana decide se isolar e se fecha em seu próprio mundo, dentro de sua própria bolha, ao lado de personagens intrigantes e fictícios.Ao término do ensino médio, contudo, Luciana recebe a proposta de Rosângela, sua antiga professora de português, para estudar em um cursinho pré-vestibular com o apoio de Henrique, seu sobrinho recém-formado em Letras que prende sua atenção desde o primeiro instante. Entre perdas e dificuldades, Luciana se encontrará no antigo e maravilhoso Sebo Fernandes, e irá descobrir que o sonho de ser uma revisora profissional não está tão longe de se realizar.Será que Cristiane finalmente deixará de importuná-la? Seu medo de se relacionar continuará o mesmo na presença do sedutor Henrique Fernandes? Entre discussões com a mãe e estudos regados a olhares provocantes, ela não será mais a mesma.Luciana Prestes vive em uma bolha... E ela está prestes a estourar.

Luciana é uma adolescente com muitos problemas, mas não os problemas comuns aos adolescentes (bom, esses também). Lu perdeu seu pai e desde então sua relação com sua mãe não é das melhores. Elas praticamente fingem que a outra não existe. Ela está no último ano do ensino médio o que trás a tona muitos pensamentos: "Como ir pra faculdade se elas não tem grana pra nada?", "Como ser aceita na universidade pública se ela não terá como pagar um cursinho?". Mas ela tem um anjo da guarda, sua professora de português que paga pra ela um mês de cursinho e indica seu sobrinho para ajudá-la, já que ele dá aula no cursinho.
"O ensino médio tinha sido maldoso, difícil e mesmo anos depois nunca entenderia direito sua utilidade."
Esse sobrinho é Henrique. Ah, Henrique. Novo crush literário. Eu não sou muito de ter crush literários, mas ele é professor de português, dono de um sebo e a fofura em pessoa. Ele tem tantos problemas quanto a Lu. Mas ele é melhor em esconder do que ela. Henrique é papel fundamental nessa história, obviamente. Ele vai ajudar Lu a sair de sua bolha de proteção inventada.
"Seus olhos encontraram os dele e seu coração bombeou mais sangue do que de costume. O que era aquilo que sentia? O que era aquela sensação que fazia suas entranhas formigarem?"
Esses são os protagonistas vou falar especificamente somente sobre eles e vou falar agora sobre a história.
Eu tive alguns problemas com a história, principalmente porque a Lu teve que ter um príncipe salvador para fazer com que ela melhorasse. Eu sei o quanto é difícil conseguir sobreviver a uma depressão, que a gente precisa sim de pessoas a nosso redor, mas ela precisou de um cara, um amor romântico. Eu queria muito ler um livro onde a garota consegue superar as coisas sem precisar de um cara pra mostrar a ela como a vida pode ser diferente. Me irritou também que a coitada não pode ter um momento de felicidade. Ela começa a ficar feliz, animada com algo e ai vem alguma merda e deixa ela pra baixo de novo. É tipo chutar o carinha que já tá no chão, sabe?
"É por isso que antes de qualquer coisa eu peço: não ignore uma pessoa depressiva. Não a julgue como alguém cheia de frescura, que quer apenas chamar atenção ou que simplesmente não se esforça o suficiente para melhorar." 
Esses foram meus únicos problemas com o livro. Eu achei a história boa. Não é super original, mas é gostosa de ler, tem lições bem bacanas que a gente tira ao longo da leitura. Fala sobre como a família precisa se unir após perdas e não se afastarem. Fala sobre não desistir de si. Fala sobre persistir nos sonhos. Sobre ter apoio, alguém para quem correr quando precisar.
"_Porque você se esconde atrás de um livro?
_Porque eu tenho medo de sofrer. E porque você se esconde atrás de um livro?
_Porque eu sei que vou sofrer."
Em resumo bem resumo, eu gostei bastante da história que o livro nos mostra. Como eu li em ebook, teve aquele conhecido problema que eu demoro a vida pra ler um ebook, mas ta de boas. Não encontrei muitos erros de revisão, o que é ótimo. Não é um livro super longo. E no começo ele tem capítulos alternados entre presente e passado e isso ajuda bastante a entender o motivo do luto da Luciana.

Ficha Técnica...

Título: Sebo Fernandes
Autora: L. L. Alves
Editora Wattpad
234 páginas
Ano 2015
Nota: 4
Nota no Skoob: 4.3

Quote escolhida para o projeto Poteando Quotes


Concluindo: Além de um casal protagonista incrível, Sebo Fernandes tem personagens secundários muito bons e essenciais pra que a trama funcione. Cada qual é bem construído na sua forma de ser. Um ótimo livro pra ler em dias mais tristinhos, pra se identificar com a protagonista, chorar, comer brigadeiro e curtir a fossa, mas só por um tempo. Se tem uma lição que a Lu nos passa é que todo mundo, uma hora, tem que deixar ir.

Me conta se já leu esse livro. Eu li ele em ebook, por isso não tem muitos detalhes sobre edição e nem fotos, mas enfim, posso tirar algumas depois pelo celular da minha irmã e atualizar. Eu gostei do livro, embora tenha tido alguns problemas com a Lu. Vamos bater um papo. Você acha que reviravoltas que sempre fazem o protagonista ficar mal são boas ou não?



8 comentários:

  1. Oii! Eu achei essa história uma fofura! ♥ Quero muito ler, fiquei animada hehehe, mesmo com os poréns que você destacou, ainda assim me senti entusiasmada :) Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os poréns não incomodam a história. É um livro muito lindo.

      Excluir
  2. Acho que posso identificar-me com a personagem no aspecto de me dedicar demais aos livros e pouco às pessoas, mas também já não consigo ver a vida com os mesmos olhos. Parece ser uma boa leitura! :)

    Miss DeBlogger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu sempre me dediquei mais aos livros que as pessoas... Hoje já sei balancear isso melhor, mas enfim...

      Excluir
  3. Ih, me apaixonei pelo Henrique só de ler a descrição dele HAHAHA não tá fácil. Poxa, já tava animada pra ler o livro, gostei bastante do tema da história, mas também tô de saco cheio de mocinhas que precisam, literalmente, ser salvas por um príncipe encantado. Será que a mocinha não pode se salvar? Ou sei lá, ser salva pelo amor dos amigos e da família? Outra coisa, isso de reviravoltas eu acho ótimo, mas ás vezes cansa mesmo, sei como é. Mas né, no geral, até que fiquei com vontade de dar uma chance pra leitura, parece ser boa pra passar o tempo!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabs
      Como eu disse na resenha, eu tive meus problemas com o livro, mas acho uma leitura boa. Eu gostei do tempo que passei com ele hehe
      Beijos

      Excluir
  4. Eu ainda não havia ouvido falar nesse livro, mas confesso que fiquei bem instigada. Adoro quando as personagens principais se parecem tanto com a gente da vida real hahah.
    Acredito que o único problema no livro seria o fato de ficar indo e voltando do passado para o presente, não sou muito fã de livros assim, sempre fico incomodada porque quero saber logo o que vai acontecer, mas estão descrevendo o passado!

    Enfim, eu amei o blog e já estou seguindo!
    xoxo
    www.foradocontexto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais
      Acho que percebeu pela resenha que tive alguns problemas, mas o fato de voltar no tempo é algo que não me incomoda. Em alguns livros, acho que é essencial essa volta pra que a gente realmente intenda o que está acontecendo, porque a personagem é assim.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo