16 janeiro 2018

6 formas de fazer com que seus leitores interajam

|| ||
Começar um blog pode não ser tão difícil, afinal qualquer um pode entrar no Google e criar um blog pra escrever o que quiser. Fazer ele bem feito já é outra coisa. E conseguir ter um público cativo é ainda mais complicado.
Eu tenho o blog a quase oito anos e não sei se posso dizer que tenho um público muito cativo, sabe? Eu tenho alguns leitores fieis e é sobre isso que vamos falar. Como ter aqueles leitores fieis, que vem, leem, comentam e estão sempre por aqui. AnyWay, vou falar em como ter esses leitores que, além de leem, também comentam em seus posts.

1- Retribua comentários
Eu bato sempre nessa tecla, mas sinceramente é o que eu acho mais importante pra manter seu público cativo. A maioria dos comentários que recebo são de blog onde eu vou e comento. Mas comento de verdade. Não clico em qualquer post e coloco: "Amei. Te espero no meu blog." Não. Eu busco quase no blog todo se for necessário por um post que realmente me interesse pra eu poder ler, me identificar e comentar algo que faça sentido. Vai por mim. E não somente comente nos blogs que comentam no seu. Vá nos grupos de divulgação, procure posts que te atraiam e comente. O resultado acontece.

2- Escreva posts relevantes
O que é um post relevante? É um post com uma opinião própria sobre algo que todos estão comentando. Ou aquele post de inspiração que você sabe que condiz com o que o seu público gosta. Aqui é muito importante reparar no que é mais procurado dentro do seu blog. Por exemplo, no meu blog, atualmente, é muito buscado posts sobre Bullet Journal. Vou falar somente sobre isso? Não, mas vou buscar outras formas de falar sobre o bujo. Se o tema mais procurado no seu blog é sobre a série nova da Netflix, busque sempre estar atualizado e poder falar sobre mais séries que podem agradar seu público leitor.

3- Escolha um bom título
A gente sabe que títulos bons e que chamem atenção não são tão simples de ser criados. Estude sobre SEO e descubra o que vale pra você. Títulos atraentes chamam público. Eu sei disso porque eu sou do tipo que em grupos de divulgação busco por títulos que me agradem. E imagens também. Mas vamos falar sobre isso agora.

4- Aposte em imagens de capa
Sabe a imagem que fica no topo do post que geralmente contém o título do post? Aposte em boas imagens. Ela é a foto que vai ficar junto com seu post em grupos de divulgação e, se for bem bonita, é ela que você vai pinar. Ter uma imagem bonita, com um texto bacana faz toda a diferença. Eu já deixei de visitar posts porque não gostei da imagem que aparece no grupo de divulgação. É um pré julgamento, talvez errado, mas antes de eu conhecer seu blog, eu vou julgá-lo pela aparência dele.

5- Deixe uma chamada ou ação para seu leitor fazer
Como por exemplo: "deixe nos comentários qual livro você mais gostou de ter lido em 2017." Ou "qual método você acha mais eficaz pra fazer seus leitores comentarem?" Quando o leitor tem um incentivo pra comentar, a chance disso acontecer é maior. Quantos posts você lê por dia? Vários né? Se eu contar tudo que leio do Buzz Feed tô lascada. Mas em quantos você comenta? Em poucos. Em posts mais relevantes pra você. Eu gosto quando tem uma chamada pro leitor comentar no final porque as vezes leio um post muito legal mas não sei o que comentar, ai quando tem a chamada já tenho ao menos o início do meu comentário.

6- Divulgue sempre seus posts novos
Não faça spam, nunca, mas divulgue seus posts. Eu participo de vários grupos de divulgação no Google + e sempre que tenho post novo, escolho alguns deles pra divulgar. E assim que coloco meu link lá, eu não fecho a aba. Eu busco dentro do grupo outros posts que me atraem. É um grupo de divulgação, e não pra largar seu link e sair correndo. Se a gente quer ter nosso trabalho reconhecido, vamos reconhecer do amiguinho. Se tem redes sociais, divulgue nas redes sociais também. Sempre sem spam. Lembre-se de que quem não é visto, nao é lembrado.

Essas foram minhas dicas de hoje. Espero que tenha sido útil de alguma forma. Eu acredito na amizade na blogosfera. Aqui tem lugar pra todos. No lugar da rivalidade, deveria existir o companheirismo. Se você também acredita nisso, deixe aqui a sua dica pra ter mais leitores no blog. Adoro receber feed back de vocês. Um beijo e até a próxima.



26 comentários:

  1. Mulher esse post veio na hora certa hahaha fiquei tanto tempo longe desse mundo que perdi vários leitores, com certeza a ideia de ir no blog da pessoa que comentou é super válida!!
    www.aidadetaoesperada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal perder alguns leitores quando se passa um tempo longe. Infelizmente, hoje as pessoas não tem mais o costume de seguirem os blogs. Convencer alguém a clicar no botão mágico dos seguidores não é tarefa fácil.
      Beijo

      Excluir
  2. Adoreei, eu sempre respondo os comentários e fico tão feliz quando os recebo, sempre tento da melhor forma interagir com eles, acho que é disso que se faz um blog não é? Beijinhos

    http://segredos-sinceros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que um blog é feito de interação, de pessoas com interesses em comum.
      Beijo

      Excluir
  3. Aquele post que eu precisava mesmo ler. Confesso que fiquei um bom tempo afastada do universo dos blogs devido as mudanças que ocorreram em minha vida, e também por causa do bloqueio criativo.Às vezes, quando sobrava um tempo, eu escrevia o post e simplesmente postava. Não divulgava, não visitava o blog das pessoas que me acompanhavam e devido a isso o número de visualizações caiu bastante. Realmente a blogosfera é um ambiente de troca e companheirismo, você precisa acompanhar o trabalho de outra galera, principalmente se tratam do mesmo assunto que você, pois dessa forma os leitores daquele blog poderão conhecer o seu conteúdo também. E claro que existe espaço pra todo mundo, quantos sites a respeito de um único assunto não lemos em um único dia? O importante é escrever sobre aqueles assuntos que você realmente domina e tem confiança em falar a respeito, além disso ser presente e auxiliar o crescimento do coleguinha também é essencial para o seu próprio desenvolvimento. É uma troca. Acho que juntos somos bem mais fortes.
    PS: desculpa o comentário enorme, mas eu realmente amei o post. Parabéns!
    https://meiosentimental.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro comentários enormes.
      Eu fiquei algum tempo longe do blog também, mas já tem um tempinho. Foi difícil pegar o ritmo de novo, mas a gente pega. Eu sempre acreditei na ajuda, no companheirismo, que com essa rivalidade toda a única pessoa que perde, somos nós. Eu acredito em troca, acredito em espalhar carinho por ai.

      Excluir
  4. bem bacana as dicas! retribuir, interagir é mesmo super importante! e sempre criar um conteudo de qualidade que interesse a nossos leitores

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o conteúdo ganha sempre, mas interagir é a melhor forma de gerar mais interação. Simples assim.

      Excluir
  5. Oi Lary, tudo bem??

    Adorei a postagem de hoje, confesso que sigo algumas e outras nem tanto e este ano resolvi adotar a prática de conhecer blogs novos. Eu sempre gostei de fazer isso, e quando é um blog que gosto, coloco na minha aba para sempre visitar, porque alguma coisa me atraiu e eu sempre vou querer voltar. Vou indicar a postagem para a minha resenhista Verônica ela está há um ano comigo, mas precisa de dicas como estas, por mais que eu tente auxiliá-la, porque as vezes o que vem de fora, é bem melhor para absorver do que já vem de dentro e acomodada certo? De qualquer forma, aprendi com suas dicas, que devo olhar mais os blogs que publicam nos grupos de divulgação. Tentarei separar um dia só para isso, assim conheço mais pessoas e a minha leva de blogs amigos e assim como você, acredito que a os blogueiros devem ser mais amigos do que inimigos, temos tantas coisas para compartilhar, aprender e crescer que não devemos perder tempo com picuinhas desnecessárias.... um xero sua linda <3

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dih lindona
      Eu costumo visitar blogs novos e antigos de várias formas. Como eu disse no post, eu retribuo os comentários que recebo. Assim revisito blogs e conheço outros. Ajuda muito. No dia que posto post novo, vou na minha lista de blogs que sigo e escolho posts que me chamam atenção pra comentar. Também falei no post. Quando divulgo em grupos de divulgação, escolho posts para ler e comentar. São formas de conhecer novos conteúdos. Adoro fazer essas peregrinações.
      Beijo

      Excluir
  6. Tantos comentários semelhantes ao que eu faria. Também me afastei desse mundo. Aquela coisa de sempre: a vida. Ela muda e a gente não consegue sempre acompanhar, né? Mas resolvi voltar, porque era algo que me fazia bem. Concordo muito com o que você falou, pois sempre funcionou assim pra mim. Reciprocidade, não apenas no 'comentar', mas na leitura e opinião sincera de posts que me agradavam.

    Não te conhecia, mas de alguma forma cheguei aqui e já gostei do que li. Cliquei no tão difícil botaozinho de seguir, rs.
    Beijão.
    https://preetonobranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário cheio de amor. Obrigada por seguir meu canto. Amei o nome do teu blog. Temos algo em comum.
      Um beijo

      Excluir
  7. Amei as suas dicas.
    E vejo que tenho conseguido mais interação, quando tiro um dia para me dedicar aos blogs que me visitam.
    Pois consigo me dedicar e ler as publicações. E aproveito quando tenho mais tempo sobrando para stalkear publicações mais antigas rs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Então, eu costumo olhar as duas primeiras páginas quando vou retribuir o comentário, ai se não encontro nada que gosto, vou lá no fundo do blog até achar algo.
      Beijos

      Excluir
  8. Você disse tudo! Acho um saco quando entro no blog de uma pessoa e me deparo com comentários "amei o blog, passe no meu! Bjs". Deu trabalho para aquele/a blogger produzir o tal conteúdo e a outra nem seu deu o trabalhar de ler...

    Bjos <3

    http://www.oigorismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Tipo, se for pra comentar algo assim, nem comenta. Eu comecei a marcar comentários desse tipo como spam.
      Beijos

      Excluir
  9. Menina adorei o post, é bem difícil manter o interesse no blog, eu as vezes até desanimo, mas depois acabo voltando, pois adoro o que eu faço. Já participei de grupos de trocas de comentários, mas acabei não indo em frente pois tinha muito comentário genérico, como se a pessoa não tivesse lido o post e isso não me interessa. Quero uma troca sincera. Gostei mesmo. Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu tenho um grupo no Google plus que a ideia é gerar troca de comentários, mas comentários reais. Eu bano quem não seguir.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi, Lary! Amei esse post, sério. Muito bacana todas essas dicas! =)
    Isso de retribuir os comentários faz toda a diferença e dá uma sensação tão boa, né? Bah, eu adoro. E fazer um comentário de verdade, sem querer apenas se divulgar, faz toda a diferença também, sem sombra de dúvidas.

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o ponto principal pra mim. Fazer um coentário real. Se eu receber a visita de volta, é um bônus.
      Beijos

      Excluir
  11. Nos últimos anos, principalmente com o crescimento de youtubers, os blogs vem dando uma caída e cativar o leitor é algo FUNDAMENTAL pro blog se manter ativo, afinal, que chato seria escrever e não ter ninguém pra ler!!
    Amei suas dicas, são exatamente o que eu penso e estou sempre buscando melhorar.
    Beijo enorme ❤
    Quase Aurora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pra mim é o ponto principal. O Youtube cresceu muito, então temos que encontrar formas de manter o leitor no blog.
      Beijos

      Excluir
  12. Uso todas essas dicas e realmente funciona demais!!!

    Beijoss
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o que funciona é ser sempre sincero ;)

      Excluir
  13. Ótimas dicas. Acho que a principal dificuldade de quem tem blog hoje em dia é que existem muitas possibilidades de conteúdo. Dentro do próprio Facebook, os usuários encontram várias delas, isso sem falar as outras redes sociais. Então, quando eles visitam blogs (isso quando visitam), acabam não interagindo tanto, muitas vezes, passam só para ler mesmo.
    Abraço
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim. O Facebook e outras redes tornaram tudo muito instantâneo e automático. É complicado fazer os leitores do blog interagirem, mas não é impossível.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos na bochecha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo