03 maio 2017

Resenha #96 - Sejamos todos feministas

|| ||

O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Eis as questões que estão no cerne de Sejamos todos feministas, ensaio da premiada autora de Americanah e Meio sol amarelo."A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente."Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente da primeira vez em que a chamaram de feminista. "Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: Você apoia o terrorismo!." Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e em resposta àqueles que lhe diziam que feministas são infelizes porque nunca se casaram, que são anti-africanas, que odeiam homens e maquiagem começou a se intitular uma feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens.Neste ensaio agudo, sagaz e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para pensar o que ainda precisa ser feito de modo que as meninas não anulem mais sua personalidade para ser como esperam que sejam, e os meninos se sintam livres para crescer sem ter que se enquadrar nos estereótipos de masculinidade. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.

O discurso. Tipo O discurso mesmo, aquele que todos deveriam ler. 
Eu li esse e-book em menos de meia hora, no dia internacional da mulher. E foi uma leitura maravilhosa. É um daqueles livros onde a verdade é tacada na nossa cara sem dó, com o intuito de nós fazer enxergar nossos pequenos erros. 
"Se vemos uma coisa com frequência, ela se torna normal." 12%
É maravilhoso. Não sei nem o que dizer pra falar o quanto essa leitura foi maravilhosa e me ajudou em muitas coisas. 
Vou ter que falar um pouquinho sobre feminismo. Eu me considero sim feminista, porque luto pelos direitos das mulheres, direitos esses que ainda são negados. Mas eu sou mãe em tempo integral, não trabalho fora então já pode imaginar como sou criticada por isso. Já ouvi coisas como "Feministas não são mães, muito menos ficam em casa cuidando dos filhos.". Gente... Não é assim que a banda toca. O feminismo luta para que essa não seja a única opção de uma mulher, mas se ela optar por isso, tá tudo okay. 
"Decidi parar de me desculpar por ser feminista. E quero ser respeitada por minha feminilidade." 49%
Outra coisa muito importante que ele aborda sobre   feminismo é que existem SIM diferenças entre homens e mulheres, A maioria biológica. Nós não queremos ser tratadas como bothers, como homens. Queremos ser tratadas como mulheres que merecem respeito.
"Homens e mulheres são diferentes. Temos hormônios em quantidades diferentes, órgãos sexuais diferentes e atributos biológicos diferentes." 17% 
É complicado resenhar livros muito significativos. E esse foi muito significativo pra mim. Me mostrou que estou no caminho certo, embora ainda haja muito a conquistar. 
Ele fala sobre como educar crianças feministas e isso me ajudou bastante. Ainda vivemos em um mundo machista, onde eu comemorei por ter um menino e saber que ele não vai ser atacado gratuitamente somente por andar na rua. Mas quero que ele saiba que todo mundo tem direito de ser o que quiser.
"Os homens não pensam na questão de gênero, nem notam que ela existe. Os homens precisam se manifestar em todas essas situações." 55%

Outras quotes:

"Nós policiamos nossas meninas. Elogiamos a virgindade  delas, mas não a dos meninos (e me pergunto como isso pode funcionar, já que a perda da virgindade é um processo que normalmente envolve duas pessoas)." 17%

"Quando eles chegam em casa do trabalho, a ela cabe a maior parte das tarefas domésticas, como ocorre em muitos casamentos. Mas o que me surpreende é que sempre que ele troca a fralda do bebê ela fica agradecida." 45%

"A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz 'Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos de melhorar.' Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar." 60%

Ficha Técnica...

Título:  Sejamos todos feministas
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das letras
87 páginas
Ano 2014
Nota: 5 ♥
Nota no Skoob: 4.6

Quote escolhida para o projeto Poteando Quotes


Ler e-books até que é uma experiência bacana. Planejo fazer um post sobre o assunto em breve.


Sim, minha case tem Glitter e orelhinhas.

Concluindo: Uma  leitura rápida e muito importante. Eu espero que, um dia, não tenhamos mais que falar sobre a importância do feminismo, mas esse dia ainda não é hoje. Leiam, conversem sobre. Até o momento da edição desse post, o e-book estava gratuito na Amazon. Faça o download. Eu leio pelo app do Kindle no meu celular. Não tem desculpa para não ler essa obra.

Se você já leu, vem conversar comigo. Indique para seus amigos e familiares. Vamos divulgar essa mensagem aos quatro cantos da Terra.

P.S.: Quem percebeu as mudanças no blog conta aqui em baixo quais foram. Quem acertar todas ganha um kit de marcadores. Agradeço novamente a Marcy (marcicleide14@hotmail.com)por ter sido essa pessoa increivelmente talentosa e paciente que vem fazendo essas modificações pra mim.

4 comentários:

  1. Oi, Lary!
    Nossa, é até vergonhoso dizer que estou com esse livro tem um tempo no Kindle mas ainda não li. E ele é tão pequeno e traz uma ótima mensagem.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Eu também tinha ele a bastante tempo, ai aproveitei o dia da mulher e li ele. Separe um domingo preguiçoso pra ler ele. Vai adorar.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi flor! Tudo bom?
    Tenho esse livro no Kindle, mas ainda não consegui ler (shame on me). Chimamanda é maravilhosa e tem uns discursos incríveis e empoderadores, amo essa mulher! Quero ler com tempo pra extrair tudo de ótimo que essa obra tem a oferecer.
    Excelente resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Separe um domingo e leia. Vai ler em poucos minutos e passar o dia todo refletindo sobre o que leu.
      Obrigada
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo