26 maio 2015

O que me chama a atenção em um blog [dicas]

|| ||
Não sou nenhuma expert e esse post será apenas para falar algumas coisas que eu acho atrativas em um blog, já que sei que vários de meus leitores também são blogueiros. Claro que não significa que se um blog não tiver algo citado aqui ele não me conquistará, mas são algumas coisas que contam pontos muito positivos.


Um nome bacana

Pois é. Um nome bacana é a primeira coisa que me chama a atenção em um blog, porque pelo nome dá para termos uma ideia do que encontrar no blog. Por exemplo, eu não me identifico com blogs de make então não vou clicar em um link assim http://somake.blogspot.com . Um nome bacana, criativo se torna atrativo e ele pode levar muitos leitores a seu blog. Quando recebo elogios com relação ao nome do blog fico muito feliz, porque foi uma tarefa complicada escolher um nome que me satisfizesse e ao mesmo tempo deixasse meio que transparecer que o blog é sobre minha vida, as coisas boas e ruins que ela tem a oferecer.

Layout claro e bem organizado

A meu ver, o layout não é o mais importante em um blog, mas é o seu cartão de visitas. Alguém que nunca entrou no seu blog e acha somente o link, sem nenhum post específico vai permanecer e querer procurar algo pra ler se o layout for atrativo para ela. Busque boas combinações de cores, vá atrás de vídeos que ensinem a personalizar seu lay, faça um banner bacana ou pague um profissional. Vale muito a pena.
Eu digo um layout claro não apenas no sentido de usar cores claras (até porque tem blogs com fundo escuros que ficam lindos), mas de usar aquilo que combina com o conteúdo do blog. E a respeito das cores do texto. Pelo amor de Deus! Usem cores neutras. Imagina entrar em um blog super bacana e o texto estar inteiro escrito em verde limão? É fechar a aba e correr fazer exame de vista. Pra confirmar isso, visitem os blogs das grandes blogueiras e me digam: quais são as cores utilizadas no texto? Isso ai. Preto ou cinza.
Quanto a organização, acho bem bacana um blog ter algum gadgets laterais com as informações que precisamos, mas tente organizá-los de maneira a ficar com um visual bacana e as informações mais relevantes na parte superior. Os leitores agradecem.

Posts relacionados

Sabe esses quadradinho que aparecem no fim dos meus posts com: “Poderá gostar também de...”. Isso faz muita diferença na quantidade de tempo que um leitor passará em seu blog. Eu, pelo menos, quando conheço um blog, leio um post que me interessa, é claro que vou querer ler mais e é nessa hora que esses links relacionados me salvam. Algumas vezes, passo horas em um mesmo blog, porque um post vai me levando a outro e vou me interessando e acabo por começar a seguir o blog, comento em quase todos os posts e viro fã hehe. Tem vários tutoriais ensinando a colocar esses links relacionados. Vale a pena procura-los e facilitar para seus leitores acharem mais posts bacanas.

Boas fotos/imagens

O modo como você vai ilustrar seu post, seja por fotos suas ou da internet (procure sempre no We heart it e no Tumblr. Lá tem imagens lindas), precisa seguir um “padrão”. Se você usa o blogspot, click na imagem e selecione “muito grande” como tamanho, dessa forma a imagem ocupa todo o espaço do post. Eu não gosto de encontrar aquelas imagens minúsculas perdidas, centralizadas e de forma a não dar pra ver quase nada. É bacana também tentar padronizar o tamanho das imagens (sei que não faço isso, mas vou começar a fazer hehe) e, sempre que possível, usar fotos próprias. Sei que não uso muitas fotos minhas no blog, mas é que a blogueira aqui não tem câmera e está sobrevivendo com a câmera do celular, mas mesmo assim tento sempre usar fotos minhas.

Textos com bom conteúdo e com toque pessoal


O layout chama a atenção, mas o que conquista o leitor é a qualidade do post. Fale sobre temas que você se identifica. O leitor sabe quando está lendo algo que foi feito por obrigação ou algo que foi feito com carinho. Se quer começar a falar sobre determinado assunto, leia bastante sobre o mesmo, pesquise e leia muitos blogs que abordem o tema, assim você terá sempre muita coisa bacana para falar. O toque pessoal é muito importante para mim. Tenho um verdadeiro pavor de ler um post onde o autor tenta se esconder, se tornar invisível. Seus leitores querem algo com personalidade, se não eles procurariam um artigo no Google e não um post em blog.

Acho que é isso de mais importante, na minha opinião. Tem outras coisas, mas não me vem  mente agora. Quem sabe não tem uma parte II? Pra vocês, o que é importante ter em um blog? Sua opinião ajuda muito, já que assim posso melhorar o blog.

16 comentários:

  1. adorei o post e as dicas , e concordo muito com você !
    beijos
    http://garotaantenadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado de minhas dicas e se identificado. Logo logo tem mais dicas ;)
      Beijos

      Excluir
  2. adorei as dicas e concordo com tudo que você disse, já aplico bastante coisa no meu blog, mas falta alguns ajustes.... O nome eu já pensei em mudar várias, mas ele é tão significativo para mim que não tenho coragem.
    escritasdeverao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho então que você não deveria mudar. O meu eu não consigo nem imaginar com outro nome. Vidas em Preto e Branco tem muito significado pra mim ;)

      Excluir
  3. Oi Lary! Aaahh, adorei as dicas! O nome do teu blog é muito atraente mesmo! Eu meio que já adotei o padrão de imagens no meu blog, mas me irrito bastante quando encontro aquela velha imagem minuscula centralizada no meio do post em alguns blogs -_-

    Mas, diz aí, o título do meu blog sugere algo interessante? .-.

    Bjs!

    Leitura Silenciosa | Blog | FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhonatan.
      Imagens minúsculas realmente não são nada atraentes. Eu gosto bastante do nome Leitura Silenciosa. A meu ver, é algo que chama atenção.
      Beijos

      Excluir
  4. Os post do blog precisa ter um toque pessoal é importante. Adorei as dicas!

    http://sobre-tudoum-pouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem o toque pessoal, é o mesmo de estarmos lendo um artigo no jornal. Pra mim, a blogosfera serve para expormos nossa opinião.

      Excluir
  5. Oi.
    Belas dicas.
    Não costumo usar imagens no meu blog, mas a postagem abriu mais minha mente para isso.
    Posso pensar também em mudar o nome e colocar os links de "Poderá gostar também de"
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Não acho que é obrigatório ter imagens, mas eu gosto bastante. Acho que ilustra melhor o conteúdo. Já os links "Pode gostar também de..." eu acho essenciais.
      Beijos

      Excluir
  6. Respostas
    1. Pois é. Visual não é tudo, mas no mundo da blogosfera conta bastante.

      Excluir
  7. Adorei as dicas e concordo com todas elas. Principalmente com o toque pessoal. Este é fundamental.
    Bjs!
    http://garotoliterato.blogspot.com.br/2015/05/colocando-as-coisas-em-ordem.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais que fundamental. Se não queremos expor nossa opinião, nem vale a pena termos um blog, não é?
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Lary! Tudo bom?
    Gostei muito de ler as tuas dicas. Como costumo dizer: vivemos aprendendo! Eu já trabalhei vários layout para o blog, sempre tentando encontrar aquele detalhe que falha sempre! rs
    Concordo com todas as dicas que mencionaste. Ainda me falta trabalhar num ou dois aspectos, mas é sempre bom irmos trocando experiências uns com os outros. Assim todos podemos crescer e isso é fantástico!

    Beijinhos! ^^

    https://thesphinxchronicles.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o que penso. Se todos os blogueiros dividissem com outros coisas que eles acham que podem ajudar, todo mundo ia crescer junto, sem rixas desnecessárias. Temos que aprender que tem lugar pra todo mundo na internet.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo